Dear Cupid, next time hit both.









domingo, 19 de setembro de 2010

Da beleza exterior - que conta sempre.

A presença recente de uma pessoa na minha vida tem-me feito pensar nisto: no que respeita a relações, até que ponto a beleza exterior conta? Eu espero que ninguém seja hipócrita o suficiente para dizer que não conta nada. Conta sempre. Mesmo que não façamos questão de ter uma pessoa linda de morrer ao nosso lado, se pudéssemos escolher entre uma pessoa com todas as características que queríamos e sem o bom aspecto, e uma pessoa com todas as características que queríamos e com muito bom aspecto, todos nós escolheríamos a segunda opção. Logo, o aspecto conta sempre um bocadinho. Até porque tendemos, antes de mais nada, a sentirmo-nos atraídos por pessoas fisicamente atraentes. Todos nós suspiramos por um Dr. Shepherd, ou por uma Eva Longoria, ainda que não nos ocorra que podemos realmente ter uma pessoa assim. A questão, portanto, não é se o aspecto importa, mas até que ponto importa. E se encontrarmos uma pessoa que tenha uma série de características daquelas que sempre quisemos na pessoa com quem estamos, e essa pessoa não for especialmente bonita? Será que o aspecto físico anula tudo o resto? Pode parecer extremamente fútil dizer isto, mas será que faz assim tão pouco sentido...? Se eu conhecer uma pessoa que tenha quase tudo o que eu quero (beleza incluída), mas tiver uma mentalidade quadrada, eu não consigo estar com essa pessoa. O mesmo para a ausência de bom humor, para a mania da superioridade, para a falta de inteligência. Se uma pessoa tiver tudo o resto, mas se só disser asneira quando abre a boca, eu não estou com ela. Uma só característica negativa pode estragar tudo o resto. Por que motivo não há-de fazer sentido que isso se aplique também ao aspecto da pessoa? O aspecto importa para mim, na medida em que eu preciso de me sentir atraída pela pessoa com quem estou. Preciso, não porque quero, não porque é giro - preciso. Porque sonhar com os lábios ou os olhos da outra pessoa faz parte de estar apaixonado, porque o sexo é uma parte essencial numa relação e sem atracção não funciona. Portanto, se eu dispenso uma pessoa porque ela tem tudo o que eu quero mas, por exemplo, não sabe rir-se da vida, não vejo por que razão não é igualmente válido eu dispensar uma pessoa porque, apesar de ela ter uma série de coisas que eu quero, não tem uma outra coisa que para mim também é essencial. No entanto, já namorei com uma pessoa que não era nada bonita. O tipo de pessoa que faz com que os outros olhem para nós e pensem "Mas o que é que uma gaja daquelas faz com um gajo daqueles?". É certo que eram outros tempos e eu era uma pessoa diferente, mas aconteceu e funcionou por muito tempo. Seremos pessoas assim tão horríveis se não conseguirmos gostar mesmo de uma pessoa por ela não ser agradável à (nossa) vista? O que acham disto?

17 comentários:

  1. tu soobre isto sabes bem o que eu acho.......

    mas eu não percebo nada disto

    ResponderEliminar
  2. Penso que temos que nos sentir atraidos pela pessoa com quem estamos porque senão a relação não vai longe. E para nos sentirmos atraides temos que o achar giro, pode não ser um deus grego, mas se o acharmos feio, não vai resultar.

    ResponderEliminar
  3. eu penso como tu: a aparencia conta até certo ponto. Se for um homem estilo Brad Pitt mas que só diz porcaria e defende tudo o que eu odeio, vai a andar. Se for um homem que tenha mil e uma coisas que eu admiro mas se for feio que nem um bode, esquece lá isso... Como disseste, o desejo e a atracção são necessários, portanto se eu estou com um rapaz e não me consigo imaginar agarrada aos beijos a ele ou com a devida 'intimidade', sei que isso não vai resultar, pelo menos comigo. Com quem resulte olha, parabéns e seja feliz, mas eu não sou assim. São precisas as duas coisas q.b., tem de haver um equilibrio tal como em tudo. Resumindo, penso como tu, feliz ou infelizmente.

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  4. Espero que tenhas lido o que escreveste. E se mesmo assim não te pareceu estranho, não ligues...a culpa pode até nem ser tua, mas da forma como foste educada.
    Achei interessante o esforço que fizeste nas analogias utilizadas e nos argumentos que usaste para justificar que os feios tem direito à vida, simplesmente não a teu lado.
    Não te preocupes, não me senti atingido.
    Espero que esse sentimento não viaje contigo, pois ajudar outros, tendo por crivo a beleza ou ausência dela, será um factor que terás de disfarçar.
    Ainda assim, vejo espaço para progressão, ainda que estranhe como almejas tanto ajudar outros, tendo como handicap uma visão das relações humanas tão tacanha.
    Encara este comentário como encararias uma estalada dada por alguém que respeitas, só assim poderás evoluir.

    ResponderEliminar
  5. Riga: eu sei o que tu pensas, e compreendo! aliás, eu escrevi isto mas muito mais poderia ter sido escrito... fica para outra vez!

    Miss Apuros: precisamente... não tem de ser um deus grego, mas tem de ter pelo menos aquelas coisinhas que nos fazem sentirmo-nos atraídas...

    June: ora nem mais... é exactamente isso :)

    Anónimo: eu estou a falar de relações amorosas, não de relações humanas no geral e muito menos de ajudar os outros... eu disse que preciso de me sentir atraída pela pessoa com quem estou, não que preciso de achar uma pessoa bonita para a ajudar, nem sei de onde tiraste essa ideia... e os feios têm direito à vida como eu, no meu caso em particular só não os escolheria, à partida, como namorados... não posso fazer nada para mudar isso, da mesma maneira que não posso fazer nada para gostar de pessoas sem sentido de humor o suficiente para estar numa relação com uma delas. E a evolução passa também por respeitarmos a opinião dos outros e não os julgarmos por ela, por isso também me parece que tens um longo caminho a percorrer... e se uma pessoa que eu respeito me desse uma estalada, eu perderia todo o respeito que tenho por ela, e não vejo como isso me ajudaria a evoluir.

    ResponderEliminar
  6. "Os feios tem direito à vida como eu"...need i say more ?
    Aprecio a forma como compartimentalizas a tua vida :
    relações amorosas-feios nem pensar
    Relações Pro bono e relações pessoais- feios podem entrar.
    Continuas no mesmo sofisma, se não gostares de alguém por ele
    não ter sentido de humor não é preconceito, mas o mesmo não se aplica se não gostares da côr da pele, da roupa que usa ou da sua suposta beleza ou ausência dela.
    Tiraste um curso superior, esforça-te mais para teres um pensamento coerente, não custa muito.
    Mais um argumento da preguiça mental que apresentas na tua resposta, refere-se ao argumento de respeitar a opinião dos outros, quando o que está exposto é exactamente uma opinião diferente, da qual tu discordas.
    O julgamento é inerente à opinião e esta vale pelo conteúdo...mas isto é o mesmo que falar a um surdo, pois para ti a imagem é tudo.
    Apresentas como facto inerente à tua pessoa, à tua personalidade, um preconceito, ora como deves saber o preconceito nasce da ignorância, do desconhecimento.
    Espero que tenhas espaço na tábua rasa para evoluires.
    As lições que terás na tua vida não virão em testes de faculdade, nem em desgostos amorosos, nem em feridas na carne,algumas viram em resposta a imbecilidades que decidas verbalizar, ou em impropérios que aches dignos da luz do dia.
    Lembra-te que deverá existir um longo caminho entre o que te surja no pensamento, e um pensamento na forma escrita, sob pena de passares pelo que não deves ser .

    ResponderEliminar
  7. eu ao contrario do anonimo entendi, o teu ponto de vista, nao entendi foi o que me respondeste

    ja tentaste o desafio desta semana?.lol

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Anónimo: graças a deus que não te sentiste afectado, se sentisses eu imagino o que achavas disto! e ainda bem que tu és tão perfeito, haja deus! como pudeste ver, eu não sou a única pessoa a sentir-me assim, por isso habitua-te à ideia. Eu sinto-me no pleno direito de não querer estar com uma pessoa por quem não me sinto atraída, ponto. Se o fizesse, então os meus namorados seriam casos de caridade - não posso obrigar-me a sentir-me atraída por quem quer que seja, e se não sinto, não vou estar com a pessoa, é simples. Não vou passar a fazê-lo só para "não passar pelo que não devo ser" - trata-se do que eu sinto e isso ninguém sabe mudar. Se os meus impropérios te incomodam isto tudo, tens bom remédio, clica naquela cruzinha ali no canto superior direito do ecrã, diz que dá bónus! Se te habituares à ideia de nem toda a gente ser tão perfeita (ou tão extremista e crítica) como tu, então continuas a ser bem-vindo. De outra forma, sinceramente não sei o que vens aqui fazer.

    Riga: obrigada, eu sempre soube que tu eras um rapaz inteligente :P eu só quis dizer que este assunto podia ser mais explorado, mas fica para outra vez... ainda não, a minha cabeça tem andado a 1000...

    ResponderEliminar
  9. Tem de se encontrar um equilíbrio entre as qualidades que mais se aprecia numa pessoa e o que lhe falta, mas gostaríamos que tivesse!

    ResponderEliminar
  10. Caia: claro...! a questão é que acho que há características cuja ausência impede esse equilíbrio...

    ResponderEliminar
  11. eu ca fodia a eva longoria mesmo que ela nem o seu nome soubesse soletrar ahah

    ResponderEliminar
  12. anonimo, ja percebemos que es feio, deixa la isso. se te contentares com gajas feias esta conversa morre aqui. mas se so quiseres raparigas lindas, entao o incoerente es tu ...

    ResponderEliminar
  13. Diogo: lol ruim... hahaha o que me fizeste rir agora! é claro que a fodias! tu e qq homem com juizinho! tal como eu fodia o Dr Shepherd mesmo que ele me dissesse que 2+2=5! mas eu estou a falar de relações com sentimentos à mistura :P

    ResponderEliminar
  14. No meu caso é um bocadinho diferente... Posso não me sentir logo interessada pela pessoa à primeira pelo físico dela não me despertar interesse. Mas depois de algum convívio e de algumas saídas, posso começar a gostar da pessoa por aqui que ela é e aí o físico passa a ficar mais oculto, porque a personalidade é o que sobressai mais e nesse caso o envolvimento pode acabar por acontecer.
    Acho que uma pessoa feia, aos nossos olhos, não merece logo ter uma porta fechada só por causa da beleza.

    Bjinhoo

    ResponderEliminar
  15. o físico é algo tão relativo, que pode mudar em qualquer fase da vida. Quanto ao assunto lanço a questão, imagina que estavas com alguém que amavas e que também te sentias atraída pelo seu físico, mas que de repente ele sofria um acidente e ficava todo desfigurado e engordava com a medicação. Logo aí a atracção física desvanecia, mas era por isso que ias deixar de o amar e de o querer?

    ResponderEliminar
  16. concordo contigo. porque afinal se não existe atracção, como é que distinguimos uma amizade verdadeira de algo mais?

    beijinho :D

    ResponderEliminar
  17. Sonhosdeumarapariga: percebo tudo o que disseste querida... mas para mim não se trata de pensar, percebes? eu não penso "bolas és tão feio, nunca poderia sequer relacionar-me contigo". Trata-se do que sinto... se eu não me sinto atraída por uma pessoa, e isso não muda, eu não consigo estar com ela, só isso. Preciso de me sentir atraída por uma série de motivos que referi. Quanto à outra situação que expuseste, é diferente, aí eu já amaria a pessoa... eu sei que não conseguiria entrar numa relação com uma pessoa sem me sentir atraída por ela. E só depois disso viria o amor e a construção do resto. Quando já se ama alguém, já se tem uma vida a dois construída, e acontece uma coisa dessas, é diferente...

    Girl in motion: suponho que tenhas razão :) a atracção física é, em grande parte, o que distingue o amor que sentimos pelos amigos do amor que sentimos por um namorado... beijinho

    ResponderEliminar