Dear Cupid, next time hit both.









terça-feira, 22 de junho de 2010

Valha-me isto, ao menos isto.

De vez em quando, conheço pessoas que restauram um pouco da minha fé na humanidade. Há alguns anos atrás, tive a honra de conhecer a D. Isabel, presidente da Associação Portuguesa dos Direitos dos Animais. Uma senhora amorosa e vegetariana há mais de 20 anos. Lembro-me da admiração que senti na altura, e de pensar se algum dia conseguiria ser assim, estar tanto tempo sem comer animais, só pelo amor que sinto por eles. Era meio vegetariana há uns meses. Hoje tenho a certeza que sim, que há-de chegar o dia em que também vou dizer que não como animais há mais de 20 anos. Há menos tempo, o ano passado, conheci o Sr. Joaquim. Um senhor com 90 anos que aparenta ter 70 e que costumava ser caçador. Hoje, raramente come carne, porque gosta muito dos bichos e tem pena deles. Tem uma cadela, um cão e um gato que trata como se fossem gente. Há pouco tempo, tive o prazer de conhecer a D. Rosa. Uma senhora perto dos seus 60 anos, muito querida. A D. Rosa que, como eu, não gosta de matar os bichos (aranhas, lagartixas e etc. incluídos) porque, diz ela, "O Mundo é um sítio tão grande, há espaço para vivermos aqui todos...". A D. Rosa, que não cozinha caracóis porque jura que consegue ouvi-los a guinchar dentro da panela, enquanto são cozidos vivos. A D. Rosa, que acha que os passarinhos bebés que caem dos ninhos morrem de desgosto, por estarem longe das mães. A D. Rosa, que, como eu, quando vê um caracol na estrada ou no meio do passeio, vai apanhá-lo e pô-lo nas ervinhas. Como também fazia a D. Lurdes, outra senhora que também conheci e que falava com os caracóis, ralhando-lhes coisas como "Não podes andar na estrada, não vês que depois ficas esmagado? Vá, vai lá para as ervinhas...".

Conclusão: eu vou ser completamente senil quando tiver os meus 70 anos. Mas também vou ser absolutamente feliz, porque se eu já penso assim e já apanho caracóis do chão nesta tenra idade, e parece que isto tem tendência para se agravar, nada poderá demover-me de agir de acordo com os meus ideais.

11 comentários:

  1. a minha melhor amiga quando era pequena dava beijos às lagartas. acho que ela deve ser da tua espécie u.u

    acho muito bem, querida, que continues a apanhar caracóis do chão! mantém-te fiel aos teus ideais e serás feliz :D

    ResponderEliminar
  2. Amei este post! Mesmo.. eu adoro os bichinhos, e também não os mato e também ponho muitas vezes caracóis de volta na ervinha, mas deixar de comê-los, parecendo que não acho que não consigo. Mas não os maltratar acho que já é um passo importante. Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Desde que sou pequena que me lembro de adorar carne.
    Sou daquelas miúdas que gosta de um bom bitoque ou de um bom naco na pedra mesmo mal passado.
    À uns tempos atrás vi uma reportagem com umas fotografias relativamente à carne que comemos. Fiquei enojada.
    Eu comia carne porque gosto, pois não conseguia pensar na forma como as pessoas matam os animais e já havia alguns que eu não comia, como o coelho (já tive um coelho como animal de estimação).
    Hoje em dia não como carne (vermelha cortei de todo, branca de vez em quando ainda como). O meu corpo ainda recente de vez em quando as proteínas da carne, ainda por cima faço exercício todos os dias, portanto não convém cortar assim radicalmente.
    Aos poucos também vou lá :) E não me tem custado nada, até me sabe muito bem!

    ResponderEliminar
  4. Girl in Motion: ohh que querida... eu nunca beijei uma lagarta mas sim, devemos pertencer a espécies semelhantes :P thanks ;) beijinho

    The RP: ah, obrigada :) beijinho

    Mysterious girl: hahaha eu não estava à espera que depois de dizeres que apanhavas caracóis dissesses que os comes... mas sim, se dúvida, não maltratar os bichinhos já é muito bom :) beijinho

    Inês: eu tb adorava carne. Deixei de repente, mantive o peixe e depois tb deixei. Já lá vão uns aninhos! Tb faço bastante exercício físico, e faço análises todos os anos e está sempre tudo bem :) beijinho e boa sorte com isso... fico contente por te teres sensibilizado aos bichinhos ;)

    ResponderEliminar
  5. PS: Estava a dizer "come-los" os bichinhos (todos os outros), expressei me mal ...oh god :P Caracóis não consigo comer nem por nada.
    Agora que li de novo parti-me a rir ahah

    ResponderEliminar
  6. Opa eu acabei de ler este texto c um sorriso gigante, ao imaginar (e imaginar-me) a senhora do texto a refilar com os caracóis e a outra senhora a dizer, com toda a razão, que há espaço para todos. Pensassem todos assim... Adorei mesmo :)


    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  7. Sim, pelas descrições, parecem pessoas extremamete sábias (e adoráveis).

    Também não suporto que maltratem os animais.

    ***

    Acho que não consigo passar sem uma tarde "de chuva, sempre de chuva. E com muito chocolate."

    obrigado por isso

    ResponderEliminar
  8. Mysterious girl: ahhh agora faz muito mais sentido!! pronto, já fico contente por não comeres os caracoizinhos :) beijinho

    June: sabes que estive para te incluir no texto? só que, na realidade, eu não te conheço lol... mas é bom saber que há quemense assim tb, era por isso :) beijinho

    The RP: e são, acredita que são extremamente sábias e adoráveis... fico contente por tb não gostares de ver animais maltratados, a sério que sim. Ohh... que querido, obrigada eu pelas visitas e pelos comentários :) beijinho*

    ResponderEliminar
  9. A sério? Agora sim fiquei mesmo surpreendida, não pensei que me associasses logo assim a estes temas, fico muito feliz e obrigada :)

    Um beijinho *

    P.s: já sabes que podes furtar à vontade ahah

    ResponderEliminar
  10. June: sim, a sério :) associo pois, até porque não é muito comum encontrar alguém que pense como eu... beijinho* haha tks ;)

    ResponderEliminar